Projetos e Soluções

Socioambientais

Atuação na disseminação de conhecimento por meio de oficinas e vivências para pessoas e comunidades, empreendimentos e negócios

Caùlê

Projeto Caùlê

A replicação do modelo em diferentes regiões possibilita a geração de escala, consolidando e ampliando os impactos positivos e a contribuição para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS.

Soberania Alimentar

Aldeia Kuaray Rexakã

Aldeia Kuaray Rexakã - SP

Busca a autossuficiência alimentar indígena através da implantação dos sistema agroflorestais na aldeia, estimulando a cultura do cultivo agrícola aos povos tradicionais, e fomentando esta prática às crianças e jovens. Ainda em 2009 iniciou-se o projeto, onde as culturas alimentares indígenas foram implantadas em alta densidade e biodiversidade, em conjunto com árvores nativas do bioma Mata Atlântica.

Desenvolvimento Humano

Comunidade Padre Pio

São Bernardo do Campo - SP

Desenvolvimento de sistemas agroflorestais como apoio ao tratamento de pessoas em dependência química, contribuindo com a demanda alimentar do Centro de Reabilitação. Capacitação no processo de reabilitação quanto às técnicas deste modelo de cultivo. Após o tratamento, os jovens continuam a aprendizagem em fazendas agroflorestais parceiras, recebendo acompanhamento profissional no retorno à sociedade. Em outubro de 2019 iniciou-se o projeto com a implantação do sistema agroflorestal na comunidade, com a participação ativa dos seus membros.

Amazônia Agroflorestal

Centro Experimental Floresta Ativa

Resex Arapiuns - PA

Busca a recuperação de áreas degradadas na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, com a utilização dos sistemas agroflorestais como modelo de intervenção. Em parceria com o CEFA – Centro Experimental Floresta Ativa (Saúde e Alegria), o trabalho foi iniciado em novembro de 2019 com a recuperação de um importante igarapé localizado na reserva, contando com a participação dos técnicos do NFC, funcionários do CEFA, moradores da reserva, voluntários e Indígenas de Aldeias do Xingu.

Socioambiental

Desenvolvimento e promoção de projetos e soluções sustentáveis e apoio à criação e produção de conteúdo para ampla divulgação e engajamento social.

Integração

Primar pelo olhar que valoriza e integra saberes tradicionais, ciência e arte, e pela criação e produção com abordagem de solução, que ativam e alimentam um ciclo virtuoso de compreensão, participação e transformação.

Cooperação

Favorecer a atuação em rede e de colaboração que fortalece o surgimento de oportunidades, a viabilidade e efetividade das ações, e o compartilhamento de aprendizagens e conquistas.

Regeneração

Semear a disposição para gerar e adicionar valor aos bens naturais ou produzidos recebidos, reaplicando-os no cultivo de relações e ações que ampliem o cuidado com todos os seres da natureza e o equilíbrio climático do planeta.