Agricultura e Educação

Sistemas Agroflorestais

Conciliando produtividade e preservação em sistemas inspirados na natureza, onde a agricultura promove processos benéficos e regenerativos.

Produção

Consultoria e assistência técnica

Cafezal Agroflorestal

Transição de cafezal convencional para agroflorestal, focado no consórcio com espécies-chave frutíferas, como, manga e abacate. Espécies arbóreas nativas e madeiráveis também compõem os arranjos, garantindo diversidade e funcionalidade ao sistema produtivo.

Integração

Consultoria e assistência técnica

Sistema Pasto Floresta

Pecuária leiteira orgânica integrada em sistema agroflorestal, composto por árvores frutíferas e madeiráveis, além de espécies de ciclo curto para a recuperação de pastagem. Melhorar o bem-estar animal, conforto térmico, produtividade individual e a prestação de serviços ecossistêmicos são ganhos esperados.

Restauração

Projeto Interaldeiras

Restauração Ecológica Agroflorestal Guarani Mbya

A escolha do cultivo agroflorestal sucessional se fundamenta no objetivo de resgatar e fomentar o conhecimento agrícola ancestral guarani, alinhando-o a técnicas recentemente sistematizadas. Dessa forma, intercambiando saberes tradicionais e modernos, tendo como protagonistas os indígenas, se espera elaborar um pioneiro Modo de Restauração Guarani, adaptado à sua territorialidade.

Formação

Cursos em Sistemas Agroflorestais

A fazenda se tornará um centro de formação continuada em sistemas agroflorestais, oferecendo diferentes modalidades de aprimoramento técnico e científico. As áreas plantadas com diferentes graus de desenvolvimento representam o cenário ideal para o estudo prático demonstrativo. Paralelamente, são cultivados e comercializados alimentos orgânicos em sistemas com alta diversidade de espécies, com ênfase em frutas cítricas, banana e açaí.